Funasp | Quem Somos


Quem Somos

A Associação Científica e Cultural das Fundações Colaboradoras da USP (Funasp) é uma associação civil, sem fins lucrativos, de cunho científico e cultural, com prazo de duração indeterminado. Foi constituída em 16 de abril de 2003, com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento das fundações com a universidade, uma vez que o conceito fundacional é um modelo que traz vantagens para a universidade, tornando-a mais ágil e eficaz na sua atuação junto à sociedade.

 
Congrega atualmente dez das mais representativas, em termos de atividades de apoio, entre as 33 fundações que hoje apóiam a universidade. São elas: Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto), Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa – Instituto Oceanográfico), Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (Fafe), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuárias e Financeiras (Fipecafi-FEA), Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE – Escola Politécnica), Fundação Arcadas (Faculdade de Direito), Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam – FAU), Fundação Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq – Esalq) e Fundação Instituto de Administração (FIA-FEA).

Missão

A Funasp pretende colaborar com a USP no processo de mudanças sociais em curso, promovendo um estreitamento nas relações entre as fundações, por meio de fóruns, simpósios, seminários, pesquisas e intercâmbio de informações, além de investir na área social, desenvolvendo atividades e projetos com a comunidade carente.